RS Warrior Forum banner

Código de erro 42 - sem velocímetro

1 reading
19K views 16 replies 4 participants last post by  Heftysmurf  
#1 ·
Olá pessoal! Tenho tentado consertar minha bicicleta depois de um problema no fim de semana passado. Eu estava andando e de repente o velocímetro parou de funcionar e agora tenho um código de erro 42 aparecendo com a luz de verificação do motor acesa. Alguém tem alguma ideia de como consertar isso? O velocímetro e o conta-giros fazem sua sequência de inicialização normalmente. Disseram-me que meu escapamento soltou muita fumaça branca em um ponto durante o passeio, mas não notei nenhuma fumaça desde então. A bicicleta ainda anda como deveria, apenas sem velocímetro... Quaisquer pensamentos e comentários são muito apreciados, como sempre.

#2 ·
@TTUdude

Ok, espero que isto seja simples.

Código 42, CEL ligado, sem velocímetro, baforada de fumo.

Muito provavelmente é o interruptor neutro chato, mas pode ser um fio entre o sensor de velocidade e o motor.

Verifique a cópia eletrônica do manual de serviço, capítulo 6, para saber como ler os códigos de erro na memória. Tenhamos certeza de que é apenas um código.

Em seguida, execute os diagnósticos (também o capítulo 6). Para isso, levante a roda traseira do chão e estabilize-a.

Se o Código de Diagnóstico 07 exibir números de 0 a 999 aumentando incrementalmente cada vez que a roda traseira é girada manualmente (fora do chão e estável), então o seu sistema de sensor de velocidade está ok. Isso pode ser feito empurrando a bicicleta para frente, mas certifique-se de que está seguro e tem espaço suficiente para ir em linha reta, para não correr o risco de derrubar a bicicleta.

Em seguida, se o Código de Diagnóstico 21 exibir 'ligado' quando a bicicleta estiver em ponto morto e 'desligado' quando a bicicleta estiver engatada, então está funcionando.

Ambos podem ser feitos ao mesmo tempo em sequência.

Para esclarecimentos, o Código 42 faz com que a ECU assuma que a bicicleta está na 5ª marcha como um método padrão para permitir que a bicicleta funcione com um problema no sensor de velocidade, então não podemos removê-lo arbitrariamente do teste. Isso pode explicar a fumaça. Mas apontaria para o sensor de velocidade (ou seu fio no lado do motor, o que fará sentido quando você estiver fazendo o trabalho, se for por esse caminho). Como você não vê mais fumaça, isso aponta para o interruptor neutro ser o problema. Nós veremos.

Se fosse eu, eu verificaria o histórico do código e executaria ambos os testes para verificar qual é o culpado. Então eu usaria o Capítulo 7 para olhar dentro de seus plugues elétricos associados. Só então eu me aprofundaria na fiação da bicicleta além dessas verificações fáceis.

#4 ·
Então, eu acabei de executar os diagnósticos conforme sugerido. Entrei no código de diagnóstico 07, os números não mudam ao empurrar a bicicleta manualmente. Suponho que o motor não precise estar funcionando para que esta verificação funcione? O outro código 21 diz 'ligado'. Então isso significa que meu sistema de sensor de velocidade precisa ser resolvido, eu acho... Espero que não seja uma correção muito difícil.

#6 ·
Sem problemas. O motor não vai arrancar enquanto estiver no modo de Diagnóstico. Uma espécie de questão de segurança e praticidade.

Por diversão, no dia 21, você engatou a marcha e depois voltou para fora da marcha e observou se o 'ligado' e 'desligado' relacionados mudavam no visor?!

Só para ter certeza. Quando você entrou com 07 e o operou, pelo menos um zero '0' apareceu na janela correta? Eu deveria verificar, mas pode ser o display do odômetro que deveria ter um 0 até que as rotações façam o eixo girar além do sensor dentro da caixa do Motor/Transmissão. Girar a roda traseira para a frente gira a correia, que gira a polia dianteira, que gira o eixo e as engrenagens do lado direito e esse eixo, etc. e finalmente o sensor o capta dentro da caixa.

Se o 0 apareceu e você verificou cada etapa na operação de 07, a primeira coisa que eu faria é verificar o conector elétrico do sensor de velocidade no manual. Além disso, siga os fios procurando por danos. Os sensores Hall são robustos e raramente falham. Se não houver danos nos fios ou plugues, também há um teste na seção de solução de problemas. Desculpe, não estou perto do meu manual.

Francamente, da primeira vez que brinquei com a operação deste item de diagnóstico, não funcionou. Eu fiz isso enquanto eu tinha a traseira fora do chão de qualquer maneira. Eu reli e tentei novamente e funcionou. Honestamente, não acho que fiz nada de diferente da segunda vez. Mas acho que devo ter feito.

Alguém aqui me disse que empurrou a moto em ponto morto e obteve números, então acredito que isso funcione.

Obviamente, o sensor pode estar ruim, ou o fio quebrado onde ele entra no sensor. Mas não é muito comum. É mais comumente corrosão em um plugue ou abrasão do fio no meio.

#7 ·
Acabei de verificar todos os meus conectores e tudo parece muito bom e limpo. Tentei o código de diagnóstico 07 novamente e ainda mostrava 0. Terei que procurar essa seção de solução de problemas se não houver problemas com os conectores dos fios. Muito obrigado pela sua orientação sobre isso!

#8 ·
Eu fui em frente e encomendei um novo sensor de velocidade da partzilla. Espero que chegue em alguns dias e eu possa tentar resolver este projeto sozinho, sem levá-lo à oficina. Minha maior pergunta é: onde está o sensor de velocidade? Tenho a forte impressão de que está atrás do tanque de óleo e estou tentando descobrir onde e como acessá-lo. Eu vou do lado do escapamento ou do lado da embreagem? Preciso remover algo em particular para poder vê-lo e trabalhar nele? Eu sei que houve um tópico anos atrás que tinha fotos, mas infelizmente as fotos não existem 😤 Se eu conseguir chegar às coisas e trabalhar nelas, com certeza tirarei fotos e atualizarei para pessoas futuras como eu.

#9 ·
Ok. Acho que vamos pular para a frente.

O sensor de velocidade é difícil de substituir. Além disso, é um dispositivo robusto, mas parece que na maioria das vezes, quando ele falha, é o velocímetro que causa a falha. Talvez minha percepção ao longo dos anos esteja distorcida. Mas parece ser assim para mim, o que significa que você também precisa testar o velocímetro. Se você não fizer isso, poderá passar pelo processo de substituição do sensor de velocidade apenas para que ele volte a falhar. Então você realmente, realmente, realmente precisa testar o velocímetro e testar o sensor de velocidade em sua tomada de três fios. Eu vou pegar as informações para você.

Há algumas perguntas primeiro.

Quando você está andando e liga uma seta, ela cancela automaticamente ou apenas continua piscando mesmo após a distância no manual (algo como 150 pés)? Leia sobre a função de cancelamento automático. Se o sensor de velocidade estiver funcionando e se sua moto tiver o pisca-pisca Denso original, ele cancelará automaticamente de acordo com as especificações.

Quando você liga a chave pela primeira vez, o velocímetro faz uma varredura no teste de inicialização?

Obrigado.

#12 ·
Ok. Acho que vamos seguir em frente.

O sensor de velocidade é difícil de substituir. Além disso, é um dispositivo robusto, mas parece que na maioria das vezes, quando ele falha, é o velocímetro que causa a falha. Talvez minha percepção ao longo dos anos esteja distorcida. Mas parece assim para mim, o que significa que você também precisa testar o velocímetro. Se você não fizer isso, pode passar pelo processo de substituição do sensor de velocidade apenas para fazê-lo cozinhar novamente. Então você realmente, realmente, realmente precisa testar o velocímetro e testar o sensor de velocidade em sua tomada de três fios. Eu vou pegar as informações para você.

Há um par de perguntas primeiro.

Quando você está andando e liga uma seta, ela cancela automaticamente ou apenas fica piscando mesmo depois da distância no manual (algo como 150 pés)? Leia sobre a função de cancelamento automático. Se o sensor de velocidade estiver funcionando e se sua bicicleta tiver o pisca-pisca Denso original, ele cancelará automaticamente de acordo com as especificações.

Quando você liga a chave pela primeira vez, o velocímetro varre no teste de inicialização?

Obrigado.
Eu concordo e aprecio sua abordagem para resolver esse problema! Comece pequeno antes de enfrentar grandes problemas que podem deixá-lo de volta e no ponto de partida.

Eu troquei o relé do pisca na moto para resolver os problemas de pisca excessivo que eu estava tendo no ano passado e isso matou a função de cancelamento automático. Então, infelizmente, não posso solucionar problemas dessa maneira, a menos que eu tenha guardado - vou procurar, mas duvido.

O velocímetro faz sua sequência de inicialização. Uma coisa que vou verificar quando tirar a moto hoje é ver se estou recebendo alguma alteração no odômetro, pois isso deve indicar o rastreamento ou não?

#10 ·
Mantendo isto separado do acima:
Eu peguei esta informação de um post anterior. Vou referenciar mais tarde, mas preciso reunir tudo. Estou fornecendo esta informação porque é precisa, e você vai precisar saber o que está acontecendo para se convencer a testar tudo primeiro. O sensor de velocidade é o reparo elétrico mais desafiador na moto.

Texto emprestado:

"O sensor de velocidade está localizado entre a estrutura e o transeixo, logo após o interruptor neutro e atrás do reservatório de óleo.

Tudo sob o assento tem que ser removido, a caixa da bateria, a tampa lateral esquerda, a bomba de combustível, o tanque de combustível e todos os conectores têm que ser desconectados.

Depois que tudo estiver fora, toda a fiação que corre pela estrutura tem que ser removida dos clipes de plástico e puxada para o lado.

Há um parafuso de cabeça sextavada que prende o sensor na caixa. Mesmo com tudo fora do caminho, você mal consegue ver o sensor, tirá-lo e tirá-lo da estrutura leva um pouco de torção, virar e muita paciência."

Mais tarde. Preciso montar as coisas e encontrar fotos.

Este trabalho é uma das poucas tarefas que quase recomendo que uma oficina de concessionária Yamaha faça. Se você tem mãos pequenas, experiência básica em reparos automotivos, um medidor elétrico simples e ferramentas manuais, e se você sabe como encontrar os pinos de liberação em alguns conectores elétricos, então é possível fazer isso em um longo dia. Tire fotos ao longo do caminho para que você possa remontar corretamente. O problema é que é preciso fazer isso uma vez para entender tudo. Então, aqueles que o fazem estão, em certa medida, por conta própria. Olhando para sua localização na moto, nossa senhora.

#11 ·
Peguei esta informação de um post anterior. Vou referenciar mais tarde, mas preciso reunir tudo. Estou fornecendo esta informação porque é precisa, e você vai precisar saber o que está acontecendo para se convencer a testar tudo primeiro. O sensor de velocidade é o reparo elétrico mais desafiador na moto.

Texto emprestado:

"O sensor de velocidade está localizado entre a estrutura e o transaxle, logo após o interruptor neutro e atrás do tanque de óleo.

Tudo sob o assento precisa ser removido, a caixa da bateria, a tampa lateral esquerda, a bomba de combustível, o tanque de combustível e todos os conectores precisam ser desconectados.

Depois que tudo estiver fora, toda a fiação que corre pela estrutura precisa ser removida dos clipes de plástico e puxada para o lado.

Há um parafuso de cabeça sextavada que prende o sensor na caixa. Mesmo com tudo fora do caminho, você mal consegue ver o sensor, tirá-lo e tirá-lo da estrutura leva um pouco de torção, virada e muita paciência."

Referência:

Este trabalho é uma das poucas tarefas que quase recomendo que sejam feitas por uma oficina da concessionária Yamaha. Se você tiver mãos pequenas, experiência básica em reparos automotivos, um medidor elétrico simples e ferramentas manuais, e se souber como encontrar os pinos de liberação em alguns conectores elétricos, então é possível fazer isso em um longo dia. Tire fotos conforme você avança para poder remontar corretamente. O problema é que é preciso fazer isso uma vez para entender tudo. Então, aqueles que o fazem estão, até certo ponto, por conta própria. Olhando para sua localização na moto, nossa.

#13 ·
Mantendo isso separado do acima:

Eu peguei essa informação de um post anterior. Vou referenciar mais tarde, mas preciso reunir tudo. Estou fornecendo essas informações porque são precisas e você vai precisar saber o que está acontecendo para se convencer a testar tudo primeiro. O sensor de velocidade é o reparo elétrico mais desafiador na moto.

Texto emprestado:

"O sensor de velocidade está localizado entre a estrutura e o transeixo, logo após o interruptor neutro e atrás do reservatório de óleo.

Tudo sob o assento precisa ser removido, a caixa da bateria, a tampa lateral esquerda, a bomba de combustível, o tanque de combustível e todos os conectores precisam ser desconectados.

Depois que tudo estiver fora, toda a fiação que desce pela estrutura precisa ser removida das presilhas de plástico e puxada para o lado.

Há um parafuso de cabeça sextavada que prende o sensor na caixa. Mesmo com tudo fora do caminho, você mal consegue ver o sensor, tirá-lo e tirá-lo da estrutura leva um pouco de torção, virada e muita paciência."

Mais tarde. Preciso montar as coisas e encontrar fotos.

Este trabalho é uma das poucas tarefas que quase recomendo que uma concessionária Yamaha faça. Se você tiver mãos pequenas, experiência básica em reparos automotivos, um medidor elétrico simples e ferramentas manuais, e se souber como encontrar os pinos de liberação em alguns conectores elétricos, então é possível fazer isso em um longo dia. Tire fotos ao longo do caminho para poder remontar corretamente. O problema é que é preciso fazer isso uma vez para entender tudo. Então, aqueles que o fazem estão, em certa medida, por conta própria. Olhando para sua localização na moto, nossa.
😵😵😵
Eu adoro poder fazer o trabalho sozinho, mas não acho que tenho a capacidade de enfrentar essa tarefa com base nas informações acima!! A moto ainda está para seus recalls, então posso apenas engolir o choro e fazer tudo de uma vez 😩
Certamente soa mais como um projeto de inverno quando tenho tempo e paciência para fazê-lo sozinho, infelizmente.
Tenho mãos grandes e tenho um espaço de trabalho menor do que costumava ter para manutenção agora. Parece que vai para a oficina.

Obrigado por sua sabedoria e ajuda neste assunto!!! Farei uma anotação para acompanhar e compartilhar o que a oficina disse que foi o problema assim que eu o receber de volta!

#14 ·
Compreensível.

Mas certifique-se de que eles também investiguem o velocímetro. Fazendo isso, isso indica que eles também podem vender um velocímetro novo para você. Portanto, você deve pelo menos observar para poder responder à pergunta anterior restante. Então, podemos orientá-lo na testagem dos dois dispositivos. Pelo menos você terá algum conhecimento antes de entrar.

Sensor de velocidade veja 6-7 item 42 e 7-60 e 2-23 e 2-38 e 2-42 e 2-45 item 16 (semelhante aos suplementos abaixo). Em seguida, use a página 5-5 para a localização aproximada genérica do sensor de velocidade. Use as informações anteriores para marcar a localização real. Leve em consideração os resultados dos resultados de diagnóstico, mas ainda meça o plugue do conector conforme mostrado.
Veja também o suplemento de 2006 página 9 itens C e G mais página 11 item 18 e página 16 item U.
Veja também o suplemento de 2003 página 5 item C e página 8 item 16 e página 10 item P.

Velocímetro veja 7-3 para o acoplador e familiarize-se com 1-30 e 1-31. Veja 3-5 para desmontar. Mais informações sobre o velocímetro mais tarde. O manual é menos que abrangente. Espero ainda ter algumas informações no meu computador.

Além disso:

O pino 18 da ECU recebe o sinal do sensor de velocidade, pode estar corroído, quem sabe. Não tenho certeza se isso vai desempenhar um papel.

Adicionei o link de referência anterior na minha postagem acima, conforme mencionado anteriormente.

#15 ·
Uau! Tanta informação! Terei que analisar isso lentamente na próxima semana ou duas. Muito obrigado!! Posso confirmar - fui fazer a minha inspeção agora e o odómetro não está a mostrar as milhas que percorri (preso em 3579). Não sei se isso ajuda a deduzir alguma coisa, mas queria partilhar. Obrigado novamente!

This post has been deleted