@TTUdude
Ok, espero que isto seja simples.
Código 42, CEL ligado, sem velocímetro, baforada de fumo.
Muito provavelmente é o interruptor neutro chato, mas pode ser um fio entre o sensor de velocidade e o motor.
Verifique a cópia eletrônica do manual de serviço, capítulo 6, para saber como ler os códigos de erro na memória. Tenhamos certeza de que é apenas um código.
Em seguida, execute os diagnósticos (também o capítulo 6). Para isso, levante a roda traseira do chão e estabilize-a.
Se o Código de Diagnóstico 07 exibir números de 0 a 999 aumentando incrementalmente cada vez que a roda traseira é girada manualmente (fora do chão e estável), então o seu sistema de sensor de velocidade está ok. Isso pode ser feito empurrando a bicicleta para frente, mas certifique-se de que está seguro e tem espaço suficiente para ir em linha reta, para não correr o risco de derrubar a bicicleta.
Em seguida, se o Código de Diagnóstico 21 exibir 'ligado' quando a bicicleta estiver em ponto morto e 'desligado' quando a bicicleta estiver engatada, então está funcionando.
Ambos podem ser feitos ao mesmo tempo em sequência.
Para esclarecimentos, o Código 42 faz com que a ECU assuma que a bicicleta está na 5ª marcha como um método padrão para permitir que a bicicleta funcione com um problema no sensor de velocidade, então não podemos removê-lo arbitrariamente do teste. Isso pode explicar a fumaça. Mas apontaria para o sensor de velocidade (ou seu fio no lado do motor, o que fará sentido quando você estiver fazendo o trabalho, se for por esse caminho). Como você não vê mais fumaça, isso aponta para o interruptor neutro ser o problema. Nós veremos.
Se fosse eu, eu verificaria o histórico do código e executaria ambos os testes para verificar qual é o culpado. Então eu usaria o Capítulo 7 para olhar dentro de seus plugues elétricos associados. Só então eu me aprofundaria na fiação da bicicleta além dessas verificações fáceis.